top of page

Pescadores/as lançam campanha emergencial

Atualizado: 11 de set. de 2020


Com o tema "Maré de Solidariedade", o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), a Articulação das Pescadoras (BA) e a Escola das Águas lançam uma campanha de emergência diante da crise sanitária causada pelo Coronavírus (Covid-19). A iniciativa objetiva arrecadar recursos financeiros para a compra de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para famílias de pescadores/as artesanais da Baía de Todos-os-Santos, Recôncavo Baiano e Baixo Sul.


Em abril, as entidades divulgaram uma carta aberta denunciando como os impactos do crime ambiental, que contaminou as águas do oceano com petróleo, tem intensificado a vulnerabilidade das comunidades pesqueiras, quilombolas e extrativistas diante da pandemia. O documento destaca a falta de assistência do Estado durante o crime ambiental, na ocasião parte dos pescadores só acessou o auxílio emergencial após três meses do ocorrido.


A comercialização do pescado foi fortemente impactada, já que com a orientação de distanciamento social os/as trabalhadores/as não estão se deslocando para o escoamento da produção e os bares e restaurantes, responsáveis por uma grande parcela do consumo, permanecem fechados. Os meses de março e abril também foram marcados pelas marés altas, que dificultam a pesca artesanal.



As doações podem ser realizadas através dos seguintes dados:

Instituto Desenvolvimento Solidário (IDS)

Caixa Econômica Federal

AGÊNCIA: 0062 - Operação 003

CONTA : 2.671-1


Por Morgana Damásio | ASCOM


20 visualizações0 comentário
bottom of page